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quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Notícias da semana 06/10/2009


TEMA FORTE E POLÊMICO: O ABORTO




O aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos ovulares durante qualque momento da etapa que vai desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até o momento prévio do nascimento.

E como é provocado o aborto? Bem, há dois tipos de aborto, o espontâneo e o provocado.

O aborto espontâneo ocorre quando uma gravidez que parecia estar se desenvolvendo normalmente termina de maneira involuntária, ou seja, quando a morte é produto de acidente, alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe. Já o aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez; pela extração do feto da cavidade uterina de forma doméstica, química ou cirúrgica



Para provocar o aborto utilizam-se algumas técnicas:



• A sucção ou aspiração;

• A dilatação e curetagem;

• Drogas e plantas;

• Injeção de soluções salinas;

• Mediante prostaglandinas;

• Pílula RU-486.



Sabemos agora quais as causas de um aborto e quais seus métodos, se provocado. O aborto provocado é crime, matar alguém covardemente, que nem ao menos tem chance de se defender, de protestar, é uma prova de desumanidade. E suas consequencias são piores ainda, ou seja, quem o prática senti a dor do remorso, que em muitos casos é irreversível.





Gostou do documentário? Clique no link e saiba mais deste tema polemico: WebCiencia.com

(Notícias SENAC PET 13 - Alexandre, Gustavo, Dayane, Lea, Marcos, Nathalia.)
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ENSINO MÉDIO VOLTADO PARA O MUNDO DO TRABALHO!




Algumas competências foram listadas tendo em vista o compromisso de preparar o aluno do Ensino Médio para o mundo do trabalho:



*Capacidade para lidar com situações-problema;

*Trabalho em equipe;

*Espírito de cooperação;

*Aceitação de críticas;

*Poder de auto-avaliação

*Trabalhar positivamente o interpessoal;

*Responder prontamente ás solicitações;

*Respeitar as diferentes opiniões;

*Responsabilidade com prazos e tarefas;

*Apresentação pessoal;

*Cuidados com o ambiente de trabalho;

*Capacidade de negociação;

*Ter iniciativa própria;

*Boa comunicação oral e escrita;

*Ética profissional;

*Consciência ambiental;

*Conhecimento de tecnologias de ponta;

*Conhecimentos de aspectos socio-economicos;

atuais (nacionais e internacionais);

*Autonomia e gerenciamento de pesquisas;

*Construção de um projeto pessoal para carreira profissional;

*Administração do projeto de vida;

*Cursos de línguas estrangeiras.



Fonte: Texto de Rosana Mariano, Equipe Ensino Médio-Inglês

CETEC-Centro Paulo Souza. 24 de junho de 2009.
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QUEREMOS DIVIDIR O BRASIL?



"Cada homem é uma raça." A frase, título de um livro do escritor moçambicano Mia Couto, sintetiza a ideia de que cada individuo tem sua história, seu repertório cultural, seus desejos, suas preferências pessoais e, é claro, uma aparência física própria que, no conjunto, fazem dele um ser único. Rótulos raciais são, portanto, arbitrários e injustos.[...] As atuais políticas de cotas para universidades derivam dos mesmos pressupostos clássicos sobre raça que embasaram, num passado não tão distante, a segregação oficial de negros e outros grupos. A diferença é que, agora, esse velho pensamento assume o nome de multiculturalismo – a ideia de que uma nação é uma colcha de retalhos de etnias que formam um conjunto, mas não se misturam. É o racismo com nova pele.

Autor de UMA GOTA DE SANGUE, Demétrio Magnoli descreve como duas visões de mundo opostos. A primeira crê numa espécie humana dividida em raças que se distinguem por ancestralidades diferentes, expressas em traçois físicos e culturais, chamados de racialistas. A segunda visão, antirracialista, nega a separação da humanidade em categorias inventadas e acredita no princípio de igualdade entre as pessoas, Personalidades como Nelson Mandela, Frederick Douglas e Martin Luther King estão como antirracialistas, já Theodore Rooselvelt, Adolf Hitler e Malcom X estão entre os racialistas.

O candidato que à universidade, que é "afrodescendente", têm de escrever em sua redação sobre " a experiência com negro". A bióloga Mariama da Silva, 26 anos, de São Paulo, abordou esse tema e ganhou a bolsa; e a veterinária Sabynne Regis, 35 anos, de Salvador, não abordou a questão racial, resultado: não ganhou a bolsa.

"Em 1995, enquanto um branco recebia um sálario de 1000 reais, um negro na mesma função recebia 470 reais. Agora, recebe 540 reais.

Em média, os negros só concluíam a 4ª série do ensino fundamental. Agora, chegam a cursar a 6ª série.

7 em cada 100 negros eram analfabetos. Agora, esse número é de 1,8 em cada 100, uma melhora de 74%. Entre os brancos, 2,5 de cada 100 eram analfabetos em 1995. Agora, esse número é de 1 em cada 100, uma melhora de 60%."

"Adotar políticas raciais, agora, significaria criar no Brasil uma minoria com privilégios. Em democracias, a existência de minorias com tratamento especial quase sempre resulta em encrenca."



Fonte: Veja. 2 de setembro, 2009. São Paulo.pág. 88 à 94.

(GRUPO NOTÍCIAS: Bruna, Carol, Robert, Estefane e Danilo)
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